Piracicaba leva este nome em homenagem ao rio que corta a cidade e foi vital para o desenvolvimento de toda a região. Assim como todas as cidades ao redor, Piracicaba teve sua economia desenvolvida a partir do agronegócio focado no cultivo da cana-de-açúcar.
Mas o que fez da cidade se tornar um destaque foi o fato de ter sido uma das primeiras a se industrializar com empresas do setor metal-mecânico, fornecendo principalmente equipamentos destinados à produção de açúcar e, posteriormente, indústrias do setor sucroalcooleiro.
Em 2014, Piracicaba chegou a alcançar a posição de 34º maior PIB brasileiro. Com um dos principais centros industriais da região, Piracicaba é sede de importantes instituições de ensino de renome nacional como o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) que pertence à Universidade de São Paulo (USP), a Faculdade de Odontologia de Piracicaba que pertence à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e a Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP).